sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A volta do meco

(inserir palavrão à escolha aqui)!!!!
A subida nunca mais acaba!


Pois é, a subida aos 410 metros do chamado "meco" não é nada macia não! São praticamente 4 quilómetros sempre a subir, que, felizmente, culminam numa vista portentosa sobre o vale de Santa Comba e arredores.

A pedra molhada é, nesta altura, um problema já que se apresenta extremamente escorregadia, o que levou a um slide inadvertido e a uma beijoca da telega no chão. Felizmente não riscou e muito menos empenou, portanto tudo ok para continuar.

Menos sorte teve o N. cujo selim continua a revelar-se de trato complicado. Para evitar males maiores de uma longa subida sentado, só nos acompanhou até Santa Comba.

O prazer da volta não se fica no entanto pelas vistas no topo, já que a alucinante descida que se segue só termina junto ao rio, na Senhora do Salto. Não há muito tempo para pensar! Mas o perigo espreita! Ao longo da decida havia algumas lombas com zonas de ataque em forma de vala, que fizeram voar o M. Voo controlado com direito a aterragem segura.

Já o I. mostrou como se desce fragas de pedra com a sua BH, enquanto os meninos iam à volta onde o caminho era bom. No final havia discos a fumegar e alguns sustos para contar.

Na parte final e por contingências da hora, eu voltei directo por couce, enquanto os 3 da boa vida foram pela serra da pia. Verdade seja dita que chegamos com poucos minutos de diferença, mas foi o suficiente para eu lavar e arrumar a Canyon pronta para a próxima saída. No estradão de couce consegui ainda vislumbrar o J. a descer a parte final, em direcção à ponte do rio.

Ficam as imagens da altimetria e do percurso. Fotos para já ainda não há. Vamos tentar por uma máquina digital operacional para estas lides.

Brevemente coloco também o track GPS.


3 comentários:

  1. Esta volta para mim foi apenas uma aquecimento visto que desisti na zona de Sta Comba tava um tempo exelente... Paisagens exelentes cheias de nevoeiro .... e piso muito humido (lama muita lama) mas prontos foi curta a volta de vido a problemas com o selim....

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida uma grande volta, com uma dificuldade acima da média, e com muita diversidade de caminhos, desde descidas rápidas , single tracks, subidas técnicas e até um pouco de estrada, gostei imenso da parte em que se desce do "Meco" para o Salto :) Aqueles saltos ui ui ui ... Estes "Malandras" só sabem dar voltas fantásticas!!!

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    Gostei da crónica. Será que dá para enviar esse track gps? "A volta do meco".

    Gostava de ir até lá com uns amigos.
    (abrantesricardo@hotmail.com)

    Abraço,
    Ricardo

    ResponderEliminar