sábado, 3 de janeiro de 2009

Dois Mecos e Meio

Esta semana a equipa MALANDRA separou-se temporariamente.

Tinha pedido ao Miguel para fazermos uma volta que gostei particularmente há uns tempos, para que se pudesse gravar no GPS, no entanto após várias trocas e com os afazeres profissionais a impedir a saída no domingo, eu e o Nuno fomos dar um giro hoje.

A ideia seria fazer uma volta com alguma dureza, para não se perder o ritmo das últimas voltas e para preparar o raid da sobreira, que é já dia 18.

Ficou estipulado fazer pelo menos dois cumes e parte da Santa Justa.

Começamos então pelo meco de quinta rei, entrando pelo lado da passagem superior da A41, ao que chamamos a subida das colmeias.

A subida desta feita estava ligeiramente menos perigosa porque entretanto a pedra foi secando, mas mesmo assim há partes em que se exige uma pedalada mais cuidada, para evitar o resvalar rápido da roda traseira.

Feita a subida, ainda havia mais caminho pela frente. Descida rápida até aos Lagueirões e a subida em 3 etapas até ao Sanatório: Rotunda Esso, Senhora dos Chãos e Sanatório.

A descida até à estrada e enveredarmos pelo já descido corta-fogo que antecede o caminho novo do portão. Desta feita, porém, ao invés de virar à esquerda no final, decidimos explorar o caminho que vai do lado direito do ribeiro. É um caminho bastante rápido, com zonas bem divertidas e, agora que já se conhece, pode ser feito praticamente sempre a fundo.

Passamos por diversos cruzamentos onde seria possível apanhar novamente o caminho do portão novo. No entanto exploramos este trilho até ao final. O final de facto não tem uma saída directa. Há que subir uma pequena rampa com um curso de águas livres, não ciclável, para depois apanhar uma rampa que nos leva ao caminho normal.

No entanto um pequeno erro de avaliação levou-nos a optar por uma subida mais complicada, com algum corta-mato no topo, mas que nos colocou igualmente no caminho novo do portão.

Chegada ao corta-fogo de couce, descida e estradão até à paragem na ponte sobre o Rio Ferreira, para abastecer. Daí para a frente era só subir, até à crista da Serra das Pias.

Estava particularmente inspirado, fruto talvez do stress dos últimos dias de chuva, e subi com garra. O cunhado atrasou-se um pouco, mas no final também lá chegou!

A ideia era subir mesmo ao cume, mas a última rampa teve que ficar para outro dia. A hora apertava e tivemos de sair um pouco a correr, em direcção á zona industrial de Campo.

O resto do percurso até casa não tem grande animação, excepção feita a alguns sprints feitos em jeito de despique, que fizeram as delícias do ácido láctico.

Para a semana está prevista uma incursão á cidade morta, que nos vai levar a uma quilometragem próxima dos 60km.


Sem comentários:

Enviar um comentário