domingo, 25 de janeiro de 2009

Fusão!

Hoje foi o dia das fusões.

Depois da volta domingueira ter sido abalada pela amostra de tempestade que se levantou de madugada o tempo serenou para níveis aceitáveis, leia-se com chuva e vento abaixo do limiar de arrastamento.

Planeada estava a volta da Cadeia, que nos leva por Sobrado e Lordelo até ao alto do planalto de Paços de Ferreira, onde está o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.

Só que hoje, ao final da primeira grande subida, encontramos um outro grupo, malta dos "Doidos por Lama" que ia fazer a mesma volta mas por um caminho alternativo. Logo ali se decidiu fundir as duas voltas e juntar 11 companheiros de pedal.

Os novos trilhos não decepcionaram e a incursão, primeiro aos moínhos, e depois ao parque ribeirinho de Lordelo foram bastante interessantes. Na zona dos moinhos os singletracks eram arrojados e com muita pedra rombuda que, molhada, punha à prova os nervos e a (pouca) tracção dos pneus.

O rio estava mais que intempestivo, e ajudado pelo desnível acentuado, ribombava com violência no desfiladeiro, numa torrente de água castanha e tumultuosa.



De Lordelo foi a subida para a Cadeia que foi eclipsada por uma alucinante descida. Literalmente voei encosta abaixo atrás do Miguel e de um dos malucos do Doidos por Lama. No final, como disse o Miguel, o sorriso parvo na cara de toda a gente não deixava dúvidas: foi uma porra de uma descida, carago!

Daí para a frente uma subida a pé, e uma descida feita de igual forma, a provar a simpática inclinação do sítio. A descida será um caso a ponderar muito bem de ser feita a rolar, mas com tempo seco. Embora a faixa de segurança seja boa e haja muito espaço para controlar uma descida mais rápida, não convém fiar, porque uma queda significava certamente ir a rebolar até lá abaixo!

Última ascensão ao topo da Agrela, para logo descer para a estrada. Aqui o grupo separou-se. Nós seguimos para Quinta-Rei pela subida do cão, para cortar caminho até casa. Os colegas de volta seguiram directos pela estrada, já que o tempo para eles apertava.

A subida do cão e o caminho até Quinta Rei já são triviais, não fosse desta vez uma saraivada descomunal nos ter alvejado em plena subida. Caía com tal intensidade e velocidade que picava nos sítios de pele exposta! O arvoredo ficou bem sacudido, também!

Seguimos por Quinta Rei há uma premonição da segunda fusão do dia. Na última subida, o Miguel comenta que está na hora de mudar a minha transmissão. Concordo dizendo que só não o fiz antes por preguiça, já que no Raid da Sobreira, ficou evidente que os 1500km que ela levava já pesavam na fluidez das passagens.

Acabamos por descer para o Susão e como ainda vinha fresco, disse que ia com eles até à estação e depois voltava para cima. A meio do percurso o João e o Nelson picam-se num sprint. Em dupla-quinta levantei-me e calquei os pedais para ir atrás deles.

Lembro-me que só dei duas voltas aos crenques. A segunda fusão do dia concretiza-se com o "chain suck" na dupla e o imediato estancar dos crenques. Com o súbita descompensação foi apenas uma fracção de segundo até ser projectado por cima do guiador. Aterrei em cima do cotovelo e da coxa e deslizei pelo asfalto, concretizando a terceira fusão do dia.

Por sorte não estava a ser ultrapassado por nenhum carro e os danos ficaram-se por mim e pela Canyon. A quente fiquei logo doente não pelos arranhões no "cromado" (pele) que esses passam, mas pela dentada no selim. O Sele Italia SLR XC Gel Flow novo em folha absorveu o segundo impacto da bicicleta com o chão e ficou com uma gigantesca dentada na traseira. O lock-on do punho não teve melhor sorte e ficou uns gramas mais leve. Quanto ao ciclista uma queimadura por abrasão na coxa e no braço, um hematoma no cotovelo e uma perfuração na perna direira, cortesia da talega que ferrou com vontade os dentes na carne macia.

Fui até casa a praguejar à espera de descobrir o resto dos danos quando lavasse a bicicleta. Na verdade além do selim, do punho e do aperto da roda traseira, o material passou incólume. No meu caso foi desinfectar e colocar penso em aerosol. Nunca tinha usado. É engraçado, ficamos plastificados!

Agora é esperar por sexta feira para aferir das condições físicas, mas espero voltar a rolar já no Domingo.

A propósito, a transmissão já está encomendada. 37 euros que, por desleixo, me saíram bem mais caro...

Sem comentários:

Enviar um comentário