domingo, 11 de janeiro de 2009

Let it snow!







Ah.... A neve!

A movimentação de massas de ar frio conjugou-se neste final de semana, para dar a portugal uma bela temperatura mínima... mínima!

Consequência (in)esperada foi, por isso, a queda de neve.

Há 20 e muitos anos que não se assistia a uma queda significativa de neve aqui em Valongo, muito menos de forma continuada como por estes dias.

Escusado será dizer que o espectáculo é de uma hipnotizante beleza, mesmo estando aquém de cenários bem mais brancos das regiões do interior.

A beleza tem porém, o seu lado perigoso: para quem anda a pé, para quem anda de automóvel e, claro, para quem pratica BTT.

A consciência dos riscos inerentes não propriamente à neve mas sobretudo ao gelo que possivelmente se formaria nas zonas mais sombrias, levou a que a volta programada para hoje fosse alterada. Da ida à Cidade Morta, passamos para a volta da Cadeia de Paços de Ferreira, que entretanto foi cancelada dada a existência de demasiadas zonas sombrias, especialmente nas descidas e corta-fogos.

Optou-se então por uma volta mais resguardada, sem no entanto cortar ao nível de dificuldade, afinal de contas o raid da Sobreira é já para a semana e convém não ir fazer má figura!

Assim sendo fomos directos para a Serra da Pia que nos brindou logo com as primeiras passagens de neve. Não é propriamente perigoso andar sobre a neve, esta comporta-se basicamente como terra muito solta, abatendo à nossa passagem e permite uma tracção aceitável.

A meio da subida, a primeira batalha com bolas de neve e as primeiras fotos e videos!

Continuamos até ao marco geodésico, e daí foi feita a descida para as Póvoas, com nova paragem pelo caminho para mais fotos e videos que, não estão cá expostos porque o Miguel se recusa terminantemente a publica-los!

Das Póvoas até Sobrado atalhamos um pouco (linha de comboio, anyone?), experimentamos (nem sempre com sucesso!) caminhos e atalhos novos e dirigimo-nos para a "surpresa" final.

Subida pelo caminho rápido das pontes que, se no sentido da descida é um rápido divertimento, sem zonas "mortas", no sentido da subida é longo e exige um ritmo bastante certo.

Mas a "surpresa" estava reservada para o final, com uma inflexão para o interior de quinta-Rei, e a subida de um trilho já conhecido (mais uma vez, a descer) e que obrigou à primeira subida apeada do dia.

Entretanto o grupo separou-se em Miguel e João para um lado, e eu e o Nuno para outro. Andamos na verdade em estradões diferentes, mas paralelos.

Nesta fase a densa vegetação bloqueou o sinal do GPS. Apesar de ter corrigido a track no google earth e esta marcar a direcção correctamente, a altimetria naquele local ficou comprometida, o que se reflecte no gráfico com a altitude a ser reportada como 0.

Lá nos encontramos de novo na entrada para Quinta-Rei. Descida final para o Susão e casa!

Não houve sustos de maior, fizemos um bom treino, vimos e pisamos muita neve e está tudo pronto para a próxima semana andarmos pelos trilhos de Sobreira e arredores.


Sem comentários:

Enviar um comentário